terça-feira, 14 de abril de 2015

Viagem para o Estado do Mato Grosso

Ola minha gente! Estou cheia de novidades para vocês.
Fiquei ausente, por falta de internet.
Mas como gosto tanto, tanto de postar o que ando fazendo, não ia deixar vocês sem saber do meu paradeiro,  né!!!!!!
A postagem abaixo esta recheada de diversas novidades de minha viagem para o Mato Grosso, tem muitas fotos, depoimentos, historias de minha alimentação. Um pouco de meu passeio, visita a família, tem a história do galo (rssssr), dos cachorros (rsssrr) e fotos do acampamento dos sem terras.  Se gostar ou não, deixe um comentário e assinem. Bjos.

Alimentação do dia 01 a 10 de Abril

Durante esses dias, que estive em pré viagem e fora de casa, nem fotografei o que andei comendo. Ou seja, comi chocolates, massas, e tomei refrigerantes. Foram 12 dias sem reeducação alimentar.
 Estive na casa de familiares, o que é tão difícil. Manter o ritmo que eu tenho normalmente.
Engordei 2.700. Peso atual: 67,700

Sobre a viagem.....

Eu e Jonatan viajamos para a Mato Grosso, na casa de nossos pais. Fomos dia 3 de Abril e retornamos dia 12. Foram poucos dias, porém bem aproveitados, até parece que ficamos um mês.
Fizemos alguns passeios em família.
Fomos no acampamento dos Sem Terra. Que fica pouco mais de 40 km de Paranaíta. E todo o trecho é  estrada de chão, muito barro, buracos, pontes de madeira, bichos silvestres andando pela estrada. Foi uma tarde diferente que passei.

Lado esquerdo é a fazenda que as famílias dos sem terras estão acampados.
 A foto acima estávamos indo para casa. Este trecho foi tenso, uma estrada abandonada, Mato fechado dos dois lados. Geralmente quando há roubos ou assassinato pela região, os bandidos passam por aí. Senti medo, não nego.
Duas castanheiras, arvore comum por aqui. Esta estrada é saindo da cidade. Nem sempre o asfalto é bom assim.

Alceu nos apresentando como é o acampamento. Atras dele é o lugar onde coloca o colchão, tem que ser assim para evitar ataque de bichos. Este comodo é um quarto.
 O suporte é usado para lavar as panelas.
 Este poço aí é top de linha de lá, Alceu demonstrando como tirar água para tomar banho, para tomar e usar para fazer comida. No local próximo é um banheiro natural para banho.
A tábua próximo ao poço é onde os donos do barraco usa para tomar banho. Tomam banho de canequinha. O mato é fechado, Então, ninguém vê. Logo abaixo é um pequeno corgo.

A noite usam o lampião. E geralmente dormem as 20 horas. E levantam ao nascer do sol.
As crianças vão para a escola, e os pais ajudam as outras famílias fazerem os barracos, roçam próximo a provisória moradia, caçam. Etc....
O armário improvisado, tudo organizado, o varal atras. A madeira para a construção é retirada lá na mata mesmo.

Diversos barracos. Cada um tem um dono. A maioria não estava em casa.
Estavam em reunião, fazendo mais barracos e outros na cidade.

Tinha muitas pulgas, milhares delas por lá.
Este barraco é top. Olha o capricho do fogão a lenha. Tudo arrumadinho.

Olha a fartura, o tanto de galinhas. O dono do barraco foi muito hospitaleiro conosco.
 A família tira água da mina, o balde ao lado. E usam para tomar banho, tomar água (após filtrar no filtro de barro) e usam para cozinhar também. Havia tempos que não via uma mina.
Esta tabua inclinada, usam para lavar roupa. Na tabua do lado vão colocando as roupas ensaboadas.

Este barraco também é top. Olha aí!!!! Até sofá tem e fogão. Os galões usam para colocar água da mina.
 Chuveiro improvisado. Criativo!!!!! Foi o banheiro melhor que encontrei por lá.
O banheiro de tomar banho.
Vaso sanitário não tem. Para quem não conhece, é chamado de mitório. É um banheiro igual a este.
mas tem um buraco no chão e alí se faz as necessidades.

Então gente! Fotografei esse brinquedo aí, havia diversos lá, todos nessa situação. Geralmente é doação. Tem bastante crianças por lá. Assim que eu ir novamente visitar. Vou levar doações para eles. De brinquedos e roupas.
Éra uma vez uma árvore. Após cerrada. Os sem terras construíram seus barracos. Para chegar aí, passamos por trilha em mata fechada. Ou seja, eles levaram no braço as madeiras para levantarem os casebres.

Seu chico lá atras. Senhor humilde e simpático. Dono do barraco com lona preta.

Gostei da mesa. Da próxima vez, irei dormir nesse barraco. Quero conhecer mais a realidade das pessoas de lá. Quero ver se consigo fotografar macacos, sucuri e a onça preta.

Castanha direto lá do acampamento. A árvore está lá em cima.
Para abrir a bola, só com machado, ou moto serra.
Somente macaco consegue quebrar.

Dentro da bola tem as castanhas. Muito deliciosas.

Outro passeio que fomos foi ir no baile da terceira idade, que gosto muito. Vi vários amigos meus e de minha família, dancei com eles, rimos juntos. São muito queridos.
Mas em 2 anos, já faleceram alguns  deles.

Abaixo não poderia deixar passar em branco.....kkkk, é verídico!!!!!!

A história do galo
O galo corno e ciumento

Foto ilustrativa.

Genteeeeee. Na casa do meu sogro.   atualmente, tem  umas galinhas lá e dois galos, um preto e um branco.
O galo (bonitão), que é garanhão do terreiro, o ciumento, tinha a namoradinha dele, aí ela o  traiu  na rua e trouxe outro galo para o terreiro. Kkkk. (rindo muito ao digitar)
O galo, com raiva, deu uma taca no intruso, que quase matou, e colocou para correr a galinha do terreiro. Não aceitou ela mais.
No mesmo terreiro tem outro galo (branco), e duas galinhas. O ciumento só anda onde as galinhas estão, não deixa o branco nem chegar perto.
No final do dia. O bonitão nem deixa o coitado do branco empoleirar, ai fica cantando em volta da casa. Tadinho, quando a  noite, o branco tem que dormir em outro lugar.  Sem ter onde subir, kkkk. Engraçado que,  fica o branco excluído do grupo.
Eu tinha que contar essa para vocês.

Outra história, agora da cadela (negona)
A cadela manhosa

Negona é uma figura, uma cadela de 8 anos. Ela levanta a patinha, fica mancando quando a gente chega em casa.
 Quando vi, já me emocionei, fiquei com dó, achando que estava machucada. Mas não!!! Ela estava se fazendo de dodói para chamar a atenção. É só a gente sair de perto, ela já anda normal. Vê se pode, gente!!!

Também presenciei ela rasgando com a boca papelão e forrando no cantinho onde ela dorme, preparando a caminha dela.